quinta-feira, 18 de junho de 2009

Será o Fim Do Jornalista?

A informação é tão livre no mundo da Internet que podemos pôr em questão o papel do jornalista como Gatekeeper. Aquele Jornalista que decidia quais as informações que o público deveria ou não conhecer, já não define mais com rigor o papel do jornalismo. Nos dias que correm se um jornal opta por não publicar ou divulgar, pelo menos um dos inúmeros websites irão fazê-lo.

A tecnologia alterou a forma como os jornalistas cumprem o seu dever, estes novos jornalistas já não decidem o que o público vê, ajudam-no antes a ordenar as informações. Ou seja, o jornalista é apenas um explicador que verifica quais as informações mais fiáveis e ordena-as para que as pessoas possam apreendê-las de modo eficaz.

Com a sobrecarga de informações nesta nova era, o jornalista irá ter um papel crucial pois o público ainda não dispõe nem de tempo nem de formação suficiente para interpretar a informação. Por isso é sempre necessário alguém para seleccionar, informar, interpretar e julgar o que acontece no mundo, e é nessa pessoa que o utilizador confia e necessita.

Futuramente a característica mais valorizada na era da comunicação digital será possivelmente a credibilidade de um jornalista, pois através da confiança e reputação criadas do profissional junto dos cibernautas, fará com que o jornal digital onde trabalha não perca leitores.

1 comentário:

  1. Realmente no futuro o que irá fazer a diferença entre um jornalista será a credibilidade, tendo em vista o grande panorama de ''jornalistas'' que apenas reproduzem a informação, sem ao menos interpretá-la ou tentar passar da maneira de seu ponto de vista sem perder a imparcialidade.
    Parabéns pelo blog e vida longa aos jornalistas! rs

    ResponderEliminar