quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornais Online

Porque não falar dos jornais Online, especialmente os informativos? Jornais esses que podem vir a acabar e se viraram para o mundo digital, perdendo ainda mais leitores em papel mas aumentando o número de visitas nos seus sites. Como o caso do jornal "O Público", que surgiu em 5 de Março do ano de 1990 onde ainda nem se sabia o que era a Internet.

Hoje o Site informativo do Público, o Público Online, é um dos mais visitados de Portugal, em Setembro de 2005, e de acordo com os dados da Marktest, foram 759 mil os internautas que acederam ao site do Público. Esse número é nada mais nada menos do que metade dos cibernautas do país e foi o número mais elevado desse ano.

Contudo a edição em papel perdeu para a online. O preço do jornal foi diminuído passando a custar 1 euro cada edição, porém nem assim as vendas subiram, e "O Público" já é por vezes distribuído gratuitamente. Cada vez mais os jornais tem a noção de que é necessário apostar na tecnologia para que sejam reconhecidos, pois em papel estão a perder cada vez mais seguidores talvez pelo simples facto de que a maior parte dos cibernautas são jovens, e que no papel não encontram nada que os cative ou lhes chame a atenção, preferindo a edição online que lhes dá mais liberdade de movimento.

Ao ganhar terreno como edição Online, " O Público" no passado ano de 2008 ganhou dois prémios de ciberjornalismo, nas categorias de Excelência e Breaking News, esta última pela reportagem vídeo realizada durante o assalto ao BES em Agosto do mesmo ano. Estes prémios foram atribuídos pelo Observatório de Ciberjornalismo, que tem como objectivo reconhecer o que de melhor se faz na área.

Sem comentários:

Enviar um comentário