terça-feira, 23 de junho de 2009

Redes Sociais No Jornalismo


Como podem as redes Sociais contribuir e fazer parte do trabalho jornalístico?

Primeiramente é necessário explicar o que é esta nova ferramenta criada pela Internet. As redes sociais não passam de redes de comunicação, onde se compartilham idéias e valores pessoais ou profissionais. Basicamente estas redes sociais criadas, como o Hi5, o facebook, o my space, ou o Twitter, são um lugar virtual onde as pessoas se juntam e se sociabilizam sem haver contacto humano: falando, aderindo a grupos do seu interesse. Contudo é capaz de se saber mais de uma pessoa através do seu perfil numa rede social, do que a própria contaria numa entrevista a um jornalista por exemplo. É através desta nova rede social criada na internet que as pessoas expõe a sua intimidade como fazem na vida real: encontram um velho amigo e ficam horas a falar,revêem fotografias que lembram bons e velhos tempos, vêem filmes, ouvem música, juntam-se em associações ou clubes.




Esta nova forma de comunicar pode ser utilizada no jornalismo de várias formas.

- A primeira e mais óbvia, é usar as redes sociais como um meio para encontrar fontes. Através das redes sociais, o jornalista tem acesso a um número indeterminado de fontes e de informação e é observando as queixas, os comentários, as informações publicadas que o jornalista pode auxiliar,especificar, encontrar diferentes pontos de vista, complementando assim a sua notícia, enriquecendo o seu trabalho.

- A segunda forma é o feedback que um jornalista pode obter sobre um trabalho jornalístico que realizou. Ou seja um trabalho bem feito pode fazer com que sejam feitos comentários, discussões, debates, fazendo propaganda dentro de uma rede social amplificando assim o seu impacto. Contrariamente um trabalho jornalístico mal feito pode ser desmentido e ridicularizado na rede social. Clarificando um pouco a situação, observar o que se fala dentro da rede social sobre o seu trabalho, apesar de muitas vezes ser penoso, pode oferecer maior clareza sobre o que as pessoas gostam ou não no trabalho, ou sobre mesmo o que pensam do meio de comunicação em que o jornalista trabalha.

- Finalmente outra forma será a de os jornalistas utilizarem eles próprios os sites de redes sociais com o objectivo de comunicar, interagir, obter e complementar informações e mesmo revelar novas notícias. Por exemplo muitos dos jornais online poderiam, e já o começam a fazer, utilizar o twitter, nem que seja para simplesmente publicarem informações sobre o trânsito, o tempo, notícias de última hora, etc. Porém o jornal ou o jornalista deve ter em conta o site da rede social em que publica, por exemplo se for no hi5 que é um site mais social, ou se for o Twitter que é de carácter internacional.

É notório que a melhor forma que qualquer meio de comunicação social tem, desde a Rádio, televisão, imprensa, de utilizar esta nova ferramenta é entendê-la, para que depois possa escolher a melhor maneira de atingir o público a que a informação se destina. Saber utilizar e usufruir das redes sociais pode trazer muitos benefícios para um trabalho jornalístico, desde introduzir novas informações até aprofundar a informação do acontecimento. É portanto necessário que um jornalista, nos dias que correm, saiba utilizar todas as ferramentas que a Internet tem, pois o futuro possivelmente a elas pertence.

2 comentários:

  1. I like your blog.I'm waiting for your new posts.

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  2. Concordo mas tenho uma duvida quanto aos perfis...é fácil criar um perfil falso...onde se pode escrever de tudo que muitas vezes é partilhado como verdadeiro criando falsas notícias e essa parte acho prejudicial aos jornalistas e em íltimo caso ao publico que lê o que se escreve como verdadeiro e que pode criar movimentos a favor ou contra...

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